Tratamento com testosterona para baixo desejo sexual: suas 10 principais perguntas respondidas

A baixa libido ou baixo desejo sexual nas mulheres é mais comum do que você imagina. Cerca de uma em cada três mulheres é afetada em algum momento de suas vidas e acredita-se que afete cerca de 15% das mulheres que passam pela menopausa quando a menstruação para.

A sociedade pode nos fazer sentir como se devêssemos ser sexualmente ativos. Se você e seu parceiro estão felizes com o estado de seu relacionamento, a baixa libido pode ser algo que não o preocupa. No entanto, para algumas mulheres, pode ter um impacto significativo em sua auto-estima, bem-estar emocional e relacionamento e é aí que vale a pena considerar as opções de tratamento disponíveis. Para ler mais sobre a testosterona, consulta Guia Testosterona.

O termo médico para baixo desejo sexual é transtorno do desejo sexual hipoativo. Pode acontecer com as mulheres a qualquer momento e as causas podem ser complexas, embora seja mais comum à medida que você envelhece e passa pela menopausa, quando os níveis dos hormônios estrogênio e testosterona caem.

A falta de estrogênio é responsável por sintomas como secura vaginal, ondas de calor e mau humor, que podem afetar a libido, enquanto um declínio na testosterona está diretamente ligado ao menor interesse em sexo.

Se o baixo desejo sexual é um problema para você, há algo que você pode fazer a respeito. Embora o desejo sexual seja complicado, existem tratamentos, como a terapia de reposição hormonal (TRH) para os sintomas da menopausa, que podem ajudar e, se outros tratamentos não forem bem-sucedidos, a terapia com testosterona pode ser uma opção.

Para ajudá-lo a decidir se deseja considerar o tratamento com testosterona, confira nossas respostas às suas 10 principais perguntas abaixo:

1. Qual é o papel da testosterona nas mulheres?

A testosterona é um andrógeno ou hormônio relacionado ao sexo no corpo. Muitas vezes é considerado um hormônio sexual masculino, mas as mulheres também o têm. Como o estrogênio e a progesterona, é produzido nos ovários e está envolvido na produção de serotonina e dopamina no cérebro, o que influencia o desejo sexual. Também tem um papel em manter ossos e músculos fortes, mantendo os níveis de energia e memória e concentração.

Os níveis de testosterona das mulheres são mais altos quando estão na casa dos 20 anos e, como acontece com o estrogênio, os níveis caem à medida que as mulheres envelhecem. Aos 45 anos, os níveis de testosterona de algumas mulheres caíram pela metade.

2. O que é o tratamento com testosterona?

O tratamento com testosterona visa substituir a testosterona natural que seu corpo perde com a idade. Geralmente é prescrito, junto com a TRH, como um gel ou creme em uma dose apropriada para mulheres.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

3. Como faço para obtê-lo?

A testosterona é um medicamento licenciado, embora não seja licenciado para uso em mulheres no Reino Unido. Ele pode ser prescrito em doses baixas por médicos especialistas, como especialistas em menopausa, que podem prescrevê-lo “fora da licença”. A orientação do National Institute for Health and Care Excellence (NICE) diz que a testosterona pode ser prescrita no NHS para mulheres que passam pela menopausa por um profissional de saúde totalmente qualificado.

4. Como faço o tratamento com testosterona?

Geralmente é prescrito como um gel ou creme. Você esfrega uma pequena quantidade, do tamanho de uma ervilha, diariamente em uma área da pele, como a área da coxa ou a parte inferior do abdômen.

Às vezes, pode levar alguns meses para que todos os efeitos da testosterona funcionem. Geralmente, recomenda-se testar o tratamento por três a seis meses e depois avaliar os benefícios. Descubra o caminho para uma vida mais saudável e equilibrada através do tratamento com testosterona. Clique agora para explorar como essa abordagem pode revitalizar sua vitalidade e bem-estar de maneira transformadora!

5. O tratamento com testosterona é seguro?

Uma revisão de todos os estudos realizados sobre os efeitos da testosterona no transtorno do desejo sexual hipoativo, publicados simultaneamente em quatro das principais revistas médicas internacionais, descobriu que a testosterona transdérmica (absorvida pela pele) era uma terapia eficaz e segura para mulheres com o distúrbio. Vários ensaios clínicos também relataram benefícios do uso de testosterona em mulheres com queixa de baixo desejo sexual.

Em setembro de 2019, foi publicado um acordo entre os principais especialistas internacionais de que a testosterona é um tratamento eficaz para mulheres na pós-menopausa para melhorar seu desejo sexual. Também foi acordado que a testosterona tem pouco risco de efeitos colaterais se a dose for mantida dentro da faixa feminina normal.

Discuta com um profissional de saúde por que o tratamento pode ser adequado para você. Se for prescrito, você receberá uma dose baixa e fará exames de sangue dentro de três meses para verificar se sua dose é adequada e não muito alta.

6. Como sei que preciso?

Nem todo mundo se incomoda em ter um baixo desejo sexual. No entanto, se você sentir que sua falta de interesse por sexo está afetando seu bem-estar emocional, autoestima, humor e/ou relacionamento, discuta como você se sente com seu médico. Eles farão seu histórico pessoal, verificarão quaisquer medicamentos que você esteja tomando que possam afetar a libido e também poderão solicitar exames de sangue para verificar seus níveis hormonais. Se você está passando pela menopausa, seus sentimentos podem indicar uma queda nos níveis de estrogênio e testosterona, de modo que o tratamento com testosterona em conjunto com a TRH pode ajudar.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

7. Como o tratamento com testosterona pode ajudar meus sintomas?

Existem algumas evidências de que doses baixas de testosterona podem melhorar o desejo sexual e ter outros efeitos positivos em algumas mulheres.

A testosterona não é eficaz para todos, embora algumas mulheres tenham relatado que fez uma diferença significativa em sua qualidade de vida, desejo sexual, níveis de energia, concentração e humor.

8. Quais são os efeitos colaterais do tratamento com testosterona?

A testosterona é prescrita em uma dose baixa para mulheres e geralmente há poucos ou nenhum efeito colateral, pois está substituindo os hormônios naturais que faltam em seu corpo. Pode haver algum crescimento de pelos no local da aplicação, mas você pode remediar isso reduzindo a dose ou aplicando o tratamento em outras partes do corpo. Os efeitos colaterais, como voz mais profunda ou hirsutismo (pilosidade), são raros.

Se notar quaisquer efeitos secundários, discuta-os com o seu profissional de saúde.

9. Quando paro de tomá-lo?

Os médicos geralmente prescrevem a menor dose de testosterona que acreditam beneficiar a mulher e a duração do tratamento varia. Você pode fazer terapia com testosterona por tantos anos quanto faz TRH. Se os sintomas retornarem quando você sair da TRH, você deve discutir isso com seu médico.

10. Existe mais alguma coisa que eu possa fazer para aumentar meu desejo sexual?

Desejo sexual é complicado. Pode ser devido a sintomas da menopausa combinados com outros fatores contribuintes, como estresse, humor deprimido, problemas de relacionamento ou problemas de saúde geral. Uma dieta saudável, exercícios regulares e limitar o consumo de álcool ajudarão.

Se você deseja saber mais, entre em contato para obter mais informações e agendar uma consulta com um de nossos profissionais de saúde.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Testosterona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *