Como estudante, você pode querer melhorar seus hábitos de estudo e economizar tempo, mas por onde começar? Aqui estão algumas das principais dicas de lição de casa e conselhos sobre como estudar de forma mais inteligente de alunos que entendem o desafio.
Se você já se pegou pensando “Eu não sei estudar!” ou simplesmente precisa de algumas dicas de estudo, não perca estes conselhos! Quer saber mais sobre estudos e cursos, acesse https://idealprepara.com.br.
Essas condições podem distrair suas aulas. Além disso, os alunos provavelmente precisam fazer mais sem um professor ou pai olhando por cima do ombro. Eles precisam gerenciar seu tempo e aprender mais por conta própria. No entanto, muitos alunos nunca aprenderam essas habilidades. Para ela, pode ser como dizer aos alunos que aprendam a nadar apenas nadando.
Pegue as ideias da sua educação
Lembre-se de que seu trabalho não é apenas fazer o que seus professores desejam. O aprendizado é um esforço para toda a vida, portanto, assume as rédeas da responsabilidade pessoal por sua educação. Estudar não é só sobre a nota. Deus criou você como um ser inteligente, e há um propósito por trás das coisas que você está aprendendo. O que quer que você esteja aprendendo agora o ajude no futuro, portanto, certifique-se de ter uma mentalidade certa ao estudar. Esse é o primeiro passo para estudar de maneira inteligente.
Faça anotações à moda antiga
Embora alguns alunos acreditem que fazer anotações não é para eles, muitos estudos gostavam que os alunos que faziam anotações retêm as informações por mais tempo. Não apenas isso, mas a melhor maneira de fazer anotações é no papel, não em um laptop . Estudos em Princeton e na Universidade da Califórnia mostram que a mistura de escrita física no papel e função cognitiva aumenta a memória. De acordo com Harvard, os alunos que digitam anotações rápidas o suficiente para passar as informações diretamente da palestra para o computador, sem usar o tempo que sua memória precisa para processar – sem mencionar as distrações infinitas presentes em seu laptop. Anotações manuscritas levam tempo, mas irão ajudá-lo a longo prazo.
Reduza o trabalho ocupado
Não subestime o poder de priorizar. Agora, isso não significa focar apenas nas coisas que você deseja focar. Se você está tendo dificuldades em uma aula, procure os conceitos-chave e trabalhe para dominá-los.
Prestar atenção aos pontos principais da aula pode ajudá-lo a entender o que foi ensinado e economizar horas de trabalho depois. Você também deve treinar para não se distrair enquanto o professor está falando; o telefone ou evite sentar-se ao lado de um amigo que possa distraí-lo.
Se você está tendo dificuldades com um conceito, sempre pode fazer perguntas em sala de aula, envie um e-mail para seu professor, pergunte a um amigo ou visite o laboratório de estudos para obter ajuda. Quando for permitido, use o Google ou o YouTube quando precisar. Há uma riqueza de informações ao seu alcance.
Além disso, sempre estude seus erros no exame. Se a sua aula for cumulativa, essas ideias com certeza irão surgir novamente mais tarde.
Faça as coisas enquanto elas estão frescas em sua mente
Outra dica sobre como estudar de forma mais inteligente é fazer o dever de casa quando ele estiver fresco em sua mente. Para a maioria dos alunos, isso não é ciência de foguetes. Para o procrastinador, isso é um desafio.
Na verdade, o aprendizado e a produtividade aumentam quando os alunos fazem as coisas antes de esquecê-las. Depois de ter uma chance de esquecer seu próximo trabalho, é muito menos provável que você o conclua.
Aqui está outra dica de estudo para estudantes universitários: antes de escrever um artigo, leia as instruções alguns dias (ou semanas!) antes do tempo, para que você tenha tempo para pensar sobre um tópico. Mesmo que você não pense nisso conscientemente, seu cérebro estará mais bem preparado quando você começar a escrever. Confira aqui https://idealprepara.com.br/cursos_presenciais
Crie um baralho de cartas toda vez que aprender novas informações, sugere Sana. Coloque as perguntas de um lado e as respostas do outro. Os amigos podem até fazer perguntas uns aos outros por telefone, diz ela.
Cuide-se fisicamente
É fácil pensar apenas em sua saúde mental ao focar nos hábitos de estudo, mas estudar sem exercício físico só vai te desgastar . Você não pode estudar tão inteligente quanto você quer quando seu corpo não está pronto para isso!
Parece que todo estudante universitário está extremamente estressado e privado de sono. Exercitar-se regularmente ajudará a melhorar suas habilidades de raciocínio e lhe dará mais energia.
Certifique-se de cuidar do básico: durma bastante, beba muita água e faça exercícios com frequência. Cortar o açúcar e comer frutas e vegetais também aumenta a concentração.
Saiba qual espaço de estudo funciona para você
Todos são diferentes. Saiba se você prefere ruído de fundo, música ou silêncio total. Pense no tipo de ambiente em que você se sente confortável, mas não tão confortável a ponto de cair no sono. Se você gosta de uma mudança, tente variar seus espaços de estudo. Outras pessoas podem gostar de ter uma rotina definida. Em ambos os casos, encontre o que funciona melhor para você.
Conheça o seu melhor horário de estudo
Se você deseja estudar de forma eficaz, é importante que o faça em seu momento mais produtivo, quando seu cérebro pode se concentrar melhor e absorver mais informações. Para algumas pessoas, pode ser à noite ou à noite, enquanto para outras, a manhã é o horário ideal.
Dito isso, horários diferentes funcionam para pessoas diferentes. Para encontrar o horário mais adequado, faça a si mesmo estas perguntas:
- Quando você se sente mais acordado? Deve ser quando seu cérebro está no estado mais pronto para absorver informações e/ou fazer algum pensamento crítico. Por outro lado, não tente estudar na hora da soneca habitual ou muito tarde da noite se você não estiver acostumado a ficar acordado até tarde.
- Quando você sente que é mais fácil se concentrar? Não escolher um horário de estudo tolerava as distrações. Se o seu local de estudo tende a ficar mais cheio e barulhento durante o horário de estudo e te distrair, por exemplo, é melhor escolher outro horário.
- Você pode manter esse tempo ideal? O bom timing não ajuda muito sem consistência. Você deve ser capaz de estudar em suas melhores horas pelo menos alguns dias por semana. Isso ajuda a melhorar sua qualidade de estudo ao longo do tempo.
Fonte: https://cvmarj.com.br/blog/algumas-dicas-sobre-como-estudar-de-forma-mais-inteligente