O consumo de energia dos veículos modernos está aumentando e o número crescente de componentes eletrônicos e sistemas de conforto sobrecarrega a bateria. Além disso, os requisitos legais para reduzir as emissões de CO 2 os fabricantes a introduzir sistemas automáticos start-stop.
Somente baterias de carro de alto desempenho , como baterias EFB ou AGM, podem lidar com esses requisitos aumentados e fornecer uma fonte de alimentação estável no veículo. Uma bateria para um sistema start-stop só pode ser substituída por uma bateria do mesmo tipo. No caso de uma bateria EFB, uma atualização para uma AGM pode ser aconselhável. No entanto, em determinadas circunstâncias, uma bateria AGM pode ser adequada para veículos sem tecnologia start-stop.
No VARTA Partner Portal , nossas oficinas parceiras podem encontrar rapidamente a bateria certa. A pesquisa de baterias VARTA também é uma ferramenta útil para os nossos clientes finais. Abaixo, resumimos as várias tecnologias de bateria e as baterias de substituição corretas, bem como por que uma atualização pode valer a pena.
Quer saber mais sobre baterias de automotivo, acesse https://99baterias.com.br. Portanto, a regra geral para trocar as baterias é simples: você tem cerca de quatro anos antes que a bateria comece, teoricamente, a passar da potência química para o peso do papel carbono. Após quatro anos, comece a procurar sintomas (que podem ser discutidos em breve) e esteja pronto para agir.
Tecnologias de bateria de carro
Baterias de partida convencionais
As baterias de chumbo-ácido convencionais são produtos testados e comprovados, comprovados em milhões de veículos há décadas. Hoje em dia, quase todas as baterias são livres de manutenção. Além de uma verificação regular por sua oficina para detectar uma falha iminente, nenhuma outra manutenção é necessária. Se uma bateria mais antiga não for isenta de manutenção, ela deve ser reparada apenas por especialistas.
Com bons cuidados, uma bateria de chumbo-ácido pode durar muitos anos e ainda são amplamente utilizadas em veículos sem sistema start-stop e com um número moderado de componentes elétricos.
Baterias EFB
As baterias EFB são versões de maior desempenho das baterias de partida convencionais. Graças às melhorias em torno das placas com uma tela de poliéster e uma formulação melhorada do material ativo, elas podem ser usadas com mais eficiência. Isso também resulta em um aumento mais lento da resistência interna da bateria ao longo de sua vida útil do que no caso de uma bateria convencional. As baterias EFB são amplamente utilizadas em veículos com sistemas start-stop básicos, geralmente sem recuperação de energia de frenagem.
Baterias AGM
As baterias AGM pontuam com seu alto desempenho e durabilidade. Em uma bateria AGM, o tapete de fibra de vidro usado como separador absorve o eletrólito, o que impossibilita o vazamento do ácido da bateria. As placas das baterias AGM são instaladas com uma compressão definida. Isso garante uma conexão ideal entre o ácido e as placas durante toda a vida útil da bateria. Além disso, a compressão evita a perda de material ativo e torna a bateria especialmente robusta para aplicações exigentes. As baterias AGM são utilizadas em veículos com avançados sistemas automáticos start-stop e recuperação de energia de frenagem.
Substitua apenas uma bateria EFB por uma bateria EFB ou AGM
As baterias de arranque com tecnologia AGM ou EFB foram concebidas para satisfazer os requisitos dos veículos com sistemas start-stop. As baterias de automóveis normais não conseguem lidar com as altas demandas que ocorrem devido à descarga durante as fases de parada. A substituição por uma bateria normal em vez de uma AGM ou EFB resulta em rápida deterioração da bateria e uma avaria é inevitável. Para um funcionamento ideal, deve ser utilizada uma bateria compatível com o sistema de gerenciamento de bateria do veículo. Uma atualização de uma bateria EFB para uma AGM é possível e aumenta a eficiência do sistema automático start-stop e resulta em maior eficiência no consumo de combustível.
Um veículo com bateria AGM precisa e bateria AGM
Carros com sistemas automáticos de partida e parada e recuperação de energia exigem muito da bateria. Uma bateria AGM também pode lidar com o grande número de ciclos causados pelo sistema start-stop automático e também é adequada para carregar com energia de frenagem regenerativa.
Uma bateria EFB é geralmente usada com um nível de carga mais alto, de modo que o armazenamento de energia da recuperação não é possível ou só é possível de forma limitada. Uma poderosa bateria AGM com qualidade OEM garante alta confiabilidade e melhor experiência de direção.
Quando uma atualização vale a pena?
As baterias AGM satisfazem a fome de energia
Os carros compactos e médios modernos geralmente são equipados com muitos assistentes eletrônicos e recursos de conforto, como assentos ou espelhos aquecidos. Além desses, existem componentes como sistemas de navegação e sistemas de travamento central, que geralmente são recursos padrão, mesmo em carros pequenos. Veículos premium, SUVs e carros esportivos são equipados com ainda mais componentes elétricos, que a bateria deve fornecer em todas as situações de direção e em todas as condições climáticas. Nesses casos, uma atualização para uma bateria AGM pode valer a pena, mesmo para veículos sem tecnologia automática stop-start, a fim de garantir maior confiabilidade.
Uso sazonal do veículo
Muitos conversíveis, veículos antigos e carros secundários geralmente são usados apenas no verão e são desativados por vários meses durante o inverno. Durante este período, a bateria não é carregada pelo alternador, pelo que é aconselhável manter a carga com um carregador de bateria compatível. Um AGM pode ser recarregado muito melhor e fornece capacidade adequada por mais tempo, pois a camada ácida e a sulfatação são menos propensas à sulfatação devido ao eletrólito ligado. Isso garante um início de temporada bem-sucedido.
Baterias EFB – para carros compactos e médios com start-stop
As baterias EFB são um desenvolvimento adicional das baterias convencionais de chumbo-ácido. O material Polyvlies na superfície da placa positiva garante que o EFB tenha uma vida útil mais longa. As baterias EFB têm uma baixa resistência interna e caracterizam-se pelo dobro do número de ciclos de carga* em comparação com as baterias de arranque convencionais, bem como uma capacidade de carga elevada.
As baterias EFB são adequadas para a alimentação de carros:
- com sistemas start-stop automáticos simples
- sem start-stop, mas com requisitos de condução exigentes (por exemplo, no trânsito urbano),
- sem start-stop, mas com amplo equipamento.
Se o veículo for fornecido originalmente com uma bateria EFB, uma bateria EFB também pode ser usada como substituição. Se o proprietário do carro exigir um desempenho ainda maior ou tiver um perfil de direção muito exigente com muito tráfego urbano, uma potente bateria AGM pode ser selecionada.
Verificação rápida de atualização
- O veículo possui equipamentos eletrônicos extensos?
- O veículo está equipado com dispositivos eletrônicos adicionais adaptados?
- Os dispositivos, por exemplo, telefones celulares, são frequentemente carregados no veículo?
- Você costuma dirigir em condições climáticas extremas?
- Você costuma dirigir distâncias curtas ou costuma ficar em filas de trânsito?
- Você estaria disposto a pagar mais por um produto com um melhor benefício a longo prazo (vida útil)?