Guia de embreagem de transmissão manual: Como funciona, consertar

Então você possui um carro com três pedais sob o volante. Embora os carros com câmbio manual sejam quase obsoletos, muitos redutores preferem remar as marchas em vez de apenas deixar acontecer naquela caixa mágica de lama chamada transmissões automáticas. Existem poucas coisas mais divertidas do que soltar a embreagem e pisar no acelerador quando os pneus estão sendo superados pelo torque e rapidamente se transformando em um show de fumaça fervente e eventualmente desgastando as superfícies da embreagem da transmissão manual. Se você deixá-lo ir longe demais, o volante será comido pelos rebites que prendem as placas de fricção da embreagem ao próprio disco. Possuir um carro com câmbio manual é muito divertido, mas você precisa ter em mente alguns pontos-chave que vão manter a diversão e não deixá-lo preso no topo de uma colina esperando o freio de mão segurar.

Anatomia de uma embreagem

A embreagem de transmissão manual de disco único de base padrão é o que um carro típico com câmbio manual quase sempre vem de fábrica. Eles são duráveis, têm boa sensação de pedal e são ótimos para potência baixa a média. A embreagem da transmissão manual é projetada para transmitir potência do motor para a transmissão e desengatar esta conexão quando necessário. Isso não parece muito, mas dada a potência absoluta de alguns veículos, manter essa conexão sem escorregar é uma tarefa difícil. Existem dois tipos principais de embreagens de transmissão manual: cubo de mola e cubo sólido. Quer saber mais sobre as embreagem, acesse https://eletricistabh24h.com.br/

A maioria das embreagens de estrada tem um cubo de mola. Uma série de seis a oito molas é usada para absorver uma pequena parte do impacto do volante em rotação ao engatar a embreagem estacionária. Isso reduz a vibração e o ruído da embreagem. Há também um conjunto de pinos de limite, que podem ser considerados como paradas de impacto, que representam os limites máximos de RPM para a conexão de hub a disco. Se as molas do cubo forem muito leves, elas ricocheteiam nos pinos do limitador, causando trepidação. Existe outro dispositivo de mola comumente usado em discos de embreagem – a mola Marcel. Estas são molas de arruela finas que ficam entre o disco e a embreagem voltada para você. Uma mola Marcel também reduz a vibração. Os cubos sólidos são mais orientados para a corrida, onde a vibração e o deslocamento suave não são um problema.

Placas de pressão

Onde a embreagem faz o trabalho duro, a placa de pressão é o mecanismo que libera e engata o disco. Existem três tipos de placas de pressão – designs de diafragma, longos e Borg & Beck. Cada um tem seus próprios benefícios em suas áreas úteis.

Placas de pressão de diafragma são as mais comuns em aplicações de rua. É nisso que você pensa quando alguém diz “placa de pressão”; o diafragma é uma série de longas barras de mola que se espalham em torno do rolamento de liberação. São eficazes para aplicações de rua e de rua de alto desempenho porque têm excelentes pressões de mola, carregam o disco de embreagem uniformemente em todo o diâmetro e as molas têm um ponto de ruptura. Isso significa que a pressão da embreagem diminuirá significativamente no ponto em que as molas estiverem acima do centro. Quando você está preso em um semáforo, sua coxa agradece.

O estilo longo é visto com mais frequência em aplicações estritamente de corrida de arrancada. O estilo longo usa três dedos estreitos que acoplam o rolamento de liberação a um grupo de nove molas ao redor da placa de pressão. Para liberar a embreagem, as nove molas devem ser comprimidas. Este design é muito popular para aplicações de corridas de arrancada para mudanças rápidas. O estilo Long é muito ajustável através de taxas de mola, altura do suporte e pesos centrífugos. Os pesos centrífugos adicionam força adicional na embreagem à medida que o motor gira mais rápido.

Sinais de uma embreagem ruim

Quando a embreagem da transmissão manual está falhando, existem alguns sinais indicadores de destruição iminente.

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Embreagem deslizante

À medida que as placas de fricção se desgastam, há menos material para agarrar o volante e a placa de pressão. Uma vez que o material tenha se desgastado o suficiente, o motor girará um pouco acima do normal quando a embreagem for acionada (pedal liberado). Isso ocorre porque não há atrito suficiente para mantê-lo firme. Além disso, você pode notar que a embreagem desengata mais rápido do que o normal, pois você não precisa pressionar o pedal tanto. A aceleração do veículo também será mais lenta. Este é o problema mais comum para o desgaste da embreagem. Uma embreagem escorregando também cheira a embreagem queimada, o que é inconfundível.

Embreagem

Se a embreagem não desengatar ao pisar no pedal, isso pode ter várias causas. Existem três tipos de articulações de embreagem de transmissão manual – hidráulica, cabo e haste. Uma articulação é uma conexão mecânica sólida entre o sistema de embreagem e o pedal. Quando essa embreagem fica presa, é sempre um problema com a placa de pressão ou o rolamento do câmbio e precisará ser substituído. Isso também pode acontecer nos outros tipos. Caso se interesse mais sobre como fazer a troca da embreagem, acesse https://eletricistabh24h.com.br/blog/

Os elos de cabo usam um cabo entre o pedal e o sistema de embreagem para acionar o rolamento de saída. Os cabos podem quebrar, ceder ou esticar. Algumas delas são autoajustáveis, enquanto outras requerem ajustes periódicos para que a embreagem funcione corretamente.

A maioria das embreagens modernas usa sistemas hidráulicos nos quais o pedal aciona um anteparo do cilindro mestre (semelhante a um cilindro mestre), que é um controle de rolamento hidráulico dentro do sistema de embreagem na carcaça da transmissão. Se o cilindro mestre estiver sem fluido, tiver bolhas de ar ou estiver com defeito, será difícil engatar a embreagem. Além disso, o lance de descarte também pode sair.

Embreagem dura

Outro problema que surge é uma embreagem dura, onde o pedal é rígido e não desengata a embreagem. Isso geralmente ocorre devido a uma placa de pressão ruim e exigirá substituição. Outros potenciais neste cenário são uma articulação emperrada ou um cilindro mestre ruim.

Reparação da embraiagem

Consertar uma embreagem de transmissão manual ruim geralmente envolve os três componentes principais

  • Disco de embreagem e placa de pressão
  • Volante
  • Rolamento descartável

Todos os três geralmente precisam ser substituídos, mas o pacote de embreagem (placa de pressão e disco de embreagem) geralmente também pode ser substituído junto com o rolamento de saída. O rolamento é uma peça de desgaste e, a menos que tenha sido substituído recentemente, é uma boa ideia substituí-lo sempre que um novo disco de embreagem for instalado, a menos que seja um rolamento hidráulico, caso em que pode ser reutilizado.

O rolamento o pacote de embreagem deve ser substituído como um conjunto por um novo disco e placa de pressão. O prato de pressão usa molas para acionar o engate e desengate da embreagem, que se desgastam com o tempo, assim como o disco da embreagem. É um consumível. Na maioria das vezes, o disco da embreagem é pedido como um conjunto com um prato de pressão correspondente, portanto, não perca tempo reutilizando o prato de pressão antigo.

No entanto, o volante não precisa ser substituído. Se a superfície do volante estiver limpa e sem rebarbas, descoloração ou ranhuras, ele pode ser reutilizado como está. Se a superfície apresentar defeitos, ela deve ser verificada. Remova o volante e leve-o à loja NAPA local e verifique se pode ser girado. Assim como um rotor de freio, o volante é feito de espessura extra para que possa ser revestido quando a embreagem for finalmente liberada, economizando nos custos de substituição. Um volante pode ser usinado para eliminar o defeito causado por uma embreagem gasta na maioria dos casos, mas nem sempre. Sulcos profundos, rachaduras e danos severos causados ​​pelo calor requerem uma substituição completa. Você deve sempre ter seu volante verificado, não importa sua aparência. Os volantes podem entortar e, embora você não veja, sentirá quando a nova embreagem for engatada.

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Perigos de trocar a embreagem

O principal perigo que você enfrenta ao trocar a embreagem em uma transmissão manual é esmagar seu rosto ou corpo. Se você não tiver acesso a um guindaste, trabalhe embaixo do carro (em cavaletes, NÃO em blocos de concreto!!), a transmissão precisará ser removida, o motor precisará ser apoiado para evitar que ele quebre seus suportes. Isso equivale a muitos objetos pesados ​​esperando para bater em seu rosto na parte de trás da cabeça, então tome cuidado. Você precisará de um ajudante para ajudar a remover a caixa de câmbio, um macaco também ajudará aqui.

Além da natureza perigosa de trabalhar embaixo de um carro, as embreagens hidráulicas requerem ajuste. Existem ferramentas especiais para ajudá-lo com isso, ou você pode fazer da maneira mais difícil com um conjunto de paquímetros. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante. Se você configurou errado, tudo tem que voltar para consertar.

Fonte: https://totalenergies.com.br/pt-br/o-que-e-e-como-funciona-embreagem

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