12 maneiras de aumentar a libido e melhorar sua vida sexual

O que é libido?

Libido é o desejo ou apetite sexual de uma pessoa. A libido de uma pessoa pode ser afetada por hormônios, estado mental, estresse, função cerebral e padrões de comportamento. 

A libido de cada pessoa é diferente e o desejo sexual da mesma pessoa pode variar com o tempo, dependendo das circunstâncias. Isto é normal. Quer mais dicas para manter os seus níveis de libido? Entre em contato com https://guiatestosterona.com.br/

De acordo com a sexóloga e conselheira de sexualidade Jess O’Reilly, PhD em Sexualidade Humana e apresentador do Podcast Sex With Dr. Jess , não existe um padrão universal ou regra geral quando se trata de desejo sexual.

“O baixo desejo é apenas um problema se você o considerar um ou se achar angustiante. Algumas pessoas querem sexo várias vezes ao dia e outras não querem nada, e todas as experiências podem ser perfeitamente saudáveis”, diz O’Reilly .

Como aumentar seu desejo sexual

Experimente estas 12 dicas para aumentar sua libido:

1. Reduza os níveis de estresse

O estresse pode causar vários sintomas físicos, incluindo uma diminuição da libido. 

O’Reilly diz que seus níveis de cortisol – comumente referido como o hormônio do estresse – aumentam quando você está estressado, e isso pode interferir no seu desejo e excitação sexual. Uma pesquisa de 2018 conduzida pela BBC descobriu que 45% dos entrevistados disseram que o estresse afetou negativamente seu desejo sexual. Um baixo desejo sexual nas mulheres pode ser causado por estresse, mais do que nos homens, de acordo com a pesquisa. 

No entanto, aprender a reduzir ou controlar o estresse pode ser difícil. Não tenha medo de pedir ajuda e apoio, seja do seu parceiro ou de um terapeuta. Algumas opções para aliviar o estresse incluem:

  • Meditação
  • Exercício regular
  • Ioga
  • técnicas de respiração
  • Uma dieta saudável
  • Andando
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

2. Entenda a excitação e aprenda o que te excita

Para muitas pessoas, o desejo por sexo não existe 24 horas por dia, 7 dias por semana.

“O desejo nem sempre ocorre espontaneamente. A maioria das pessoas precisa ficar excitada primeiro, e então elas podem sentir desejo. Se você ficar esperando que o desejo sexual ocorra por conta própria, ele simplesmente pode não acontecer”, diz O’Reilly.

Existem muitas maneiras de aumentar a excitação e, portanto, o desejo. Tente alguns dos seguintes:

  • fantasiando
  • sexting
  • Assistindo pornô
  • Lendo histórias eróticas
  • se masturbando
  • Ter seu parceiro beijando e tocando você sem a expectativa de sexo
  • ouvindo música erótica
  • Desfrutar de música que pareça sexual para você
  • brinquedos sexuais

Seja criativo e experimente o que mais te excita e aumenta seu desejo. O’Reilly diz que uma vez que você está excitado, é muito mais provável que o desejo por sexo apareça.

Expandir sua definição do que significa sexo também pode ser útil. Se você não está animado com o tipo de sexo que tem praticado, tentar algo novo pode ser excitante.

3. Deixe de lado a ansiedade de desempenho

Ansiedade de desempenho, pressão e estresse em torno do sexo provavelmente reduzirão sua excitação e seu desejo. 

“A pressão é a antítese do prazer, então se você sente pressão para fazer sexo de uma certa maneira, ter uma determinada aparência, ter um orgasmo, ficar duro, se molhar, fazer sons específicos ou querer sexo com uma frequência específica, você pode descobrir que você perde totalmente o interesse”, diz O’Reilly.

Tire um tempo para realmente se conhecer sexualmente. O’Reilly diz que gastar tempo para entender melhor as respostas únicas do seu corpo por meio da masturbação pode ajudá-lo a ficar mais à vontade quando estiver com um parceiro. Ela também recomenda fortemente o uso da atenção plena durante a masturbação e da atenção plena em geral, o que resultará em benefícios no sexo em parceria.

A prática de mindfulness tem sido estudada com ótimos resultados no que diz respeito à libido. Um estudo de 2014 examinou 117 mulheres que lutavam contra o baixo desejo. Após o treinamento de atenção plena, houve uma diminuição significativa na “angústia relacionada ao sexo”. Caso se interesse mais sobre melhorar a sua vida sexual , acesse https://guiatestosterona.com.br/

4. Durma o suficiente

O sono afeta muitos aspectos de sua saúde e comportamento, incluindo seu desejo sexual. Um estudo de 2019   descobriu que a falta de sono de qualidade está correlacionada à baixa libido, bem como à dificuldade de atingir o orgasmo nas mulheres. 

O’Reilly diz que a exaustão pode levar à falta de desejo por sexo. Nesse caso, você deve priorizar o sono em vez do sexo. Depois de cuidar de seus hábitos de sono, você pode notar uma diferença em sua libido, de acordo com O’Reilly.

Algumas maneiras de melhorar seus hábitos de sono incluem:

  • Limitando o tempo de tela antes de dormir
  • Limitar a ingestão de cafeína no início do dia
  • Ir para a cama em um horário consistente todas as noites
  • Exercício regular
  • Limitar o álcool 
  • Dormir em um quarto fresco e escuro

5. Aborde a insatisfação no relacionamento 

Quando você está em um relacionamento e está tendo problemas com seu parceiro, é provável que esses problemas se espalhem para o quarto e deixem um ou ambos menos propensos a querer sexo. 

“Se você está guardando ressentimento, lidando com um parceiro que não quer se envolver, lutando com um conflito contínuo, se recuperando de mágoas e traumas, é improvável que você queira sexo espontaneamente”, diz O’Reilly. 

É melhor trabalhar nesses problemas com seu parceiro, em vez de varrê-los para debaixo do tapete e torcer para que desapareçam. O’Reilly sugere falar sobre as fontes subjacentes de tensão e ser aberto sobre os problemas. 

6. Reduza a antecipação negativa

Você pode não estar ansioso para fazer sexo se estiver preocupado com consequências negativas potenciais ou reais. 

Se você não quer engravidar ou está preocupada com infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), use métodos de barreira, como preservativos e anticoncepcionais hormonais. Certifique-se de conversar com qualquer parceiro sobre seus confortos e preocupações. 

Algumas pessoas também sentem dor indesejada durante o sexo. Pergunte ao seu médico sobre qualquer dor ou desconforto que você sentir. 

Se você regularmente tem problemas para obter ou manter ereções e controlar os orgasmos, pode estar preocupado com o fato de o sexo ser prazeroso para você e seu parceiro. Marque uma consulta com um urologista se tiver problemas com ereções ou orgasmos.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

7. Converse com um terapeuta

Conversar com um terapeuta geral ou um terapeuta sexual pode ajudá-lo a lidar com as razões psicológicas subjacentes pelas quais você pode estar tendo baixo desejo sexual. O’Reilly diz que isso pode ser particularmente útil se você estiver lidando com a vergonha em relação ao sexo, imagem corporal ou trauma. 

Não há nada para se envergonhar em relação ao sexo ou procurar terapia para ajudar em sua vida sexual. Esta pode ser uma maneira de examinar as fontes de sua angústia. 

Se houver uma causa psicológica subjacente, simplesmente tentar aumentar sua libido provavelmente não ajudará. Você precisa abordar a questão fundamental em questão primeiro.

8. Considere a terapia hormonal

Se a sua baixa libido decorre de sintomas da menopausa, a terapia hormonal pode ajudar. A secura e atrofia vaginal podem tornar o sexo doloroso, mas adesivos hormonais, géis, sprays e medicamentos podem ajudar. 

Aprender a aumentar o desejo sexual nas mulheres pode ser uma questão de falar com um médico para receber terapia hormonal. Essas terapias incluem:

  • Estrogênio
  • Prasterone
  • Testosterona
  • ospemifeno

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Libido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *