O que é start-stop automático e como funciona?

Start-Stop automático Uma inovação técnica que ajuda o meio ambiente

A ideia por trás do sistema start-stop é simples: se o motor para parado por curtos períodos, por exemplo, enquanto espera nos semáforos, o consumo de combustível e as emissões são reduzidos. Desta forma, o sistema start-stop automático ajuda a economizar combustível e proteger o clima. Com esta tecnologia, as emissões de CO 2 podem ser reduzidas de 3 a 8%. Os benefícios para o meio ambiente e a eficiência aprimorada causaram uma rápida disseminação de sistemas de partida automática para todas as classes de veículos. Tendo em vista os  regulamentos da UE mais rigorosos sobre emissões poluentes  de veículos motorizados, os fabricantes automotivos também estão implementando cada vez mais sistemas inteligentes start-stop em suas gamas. Para mais informações acesse: https://bhprotecaoveicular.com.br

Como funcionam os sistemas start-stop automáticos

O sistema start-stop detecta quando o carro está parado e, com base em sensores, determina uma série de outros fatores sobre o modo de operação do veículo. Se o motorista parou em um semáforo e colocou a transmissão em ponto morto, o sistema start-stop desliga o motor. Em alguns modelos mais recentes, o motor até desliga se a velocidade cair abaixo de um determinado valor. Embora o motor seja, portanto, a principal fonte de energia para todos os sistemas estarem desligados, todos os consumidores elétricos e assistentes ainda são alimentados com energia. Isso é fornecido pela bateria do veículo. Assim que a embreagem é acionada, o sistema start-stop automático reinicia o motor. Nos veículos com caixa de velocidades automática ou de dupla embraiagem, o sistema start-stop automático responde apenas ao acionamento do travão. Se o veículo for travado até parar e o pé do condutor permanecer no pedal do travão, o sistema automático Start-Stop desliga o motor. Quando o freio é liberado, o sistema automático liga o motor novamente. Para mais informações acesse: https://bhprotecaoveicular.com.br

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Sensores controlam o sistema start-stop automático

Um sistema start-stop automático obtém suas informações sobre o estado de condução de vários sensores. Um sensor de marcha neutra, sensor de velocidade da roda e sensor do virabrequim fornecem informações sobre se o carro está em movimento ou parado. O controlador do motor coordena os processos de partida e parada e os harmoniza com o sistema de gerenciamento do motor. O sensor eletrônico de bateria (EBS) comunica dados sobre o estado de carga, tensão e temperatura da bateria. Como a tensão na rede de bordo cai brevemente a cada partida do motor, é necessária uma compensação para garantir o bom funcionamento de dispositivos importantes e assistentes eletrônicos. .Para que o motor de partida resista às tensões associadas ao aumento do número de partidas e não se desgaste prematuramente, os componentes da unidade de partida que estão sujeitos a esforços especiais são reforçados e projetados para uma longa vida útil. Isso se aplica aos rolamentos, redutor e mecanismo de engate do motor de partida.

Sistemas de recuperação e start-stop automáticos Novas gerações de baterias para tecnologias inovadoras

Enquanto as baterias convencionais atingem seus limites mesmo em veículos com sistema start-stop automático, as baterias com tecnologia AGM foram especialmente projetadas para veículos, que além de possuírem tecnologia start-stop, também contam com um sistema de recuperação (recuperação) de energia e outros componentes do combustível. sistemas de economia. Uma bateria com tecnologia AGM é capaz de receber a energia que recebe por recuperação com alta eficiência. Em contraste, as baterias com tecnologia EFB são projetadas apenas para carros com sistemas automáticos start-stop básicos. Para mais informações acesse: https://bhprotecaoveicular.com.br

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Recuperação – como a eletricidade é gerada a partir da energia de frenagem

Durante a recuperação, ou recuperação da energia de frenagem, a energia elétrica é gerada assim que o veículo freia e o motor entra em modo de empuxo. Nos motores com recuperação, o gerador devolve a energia recuperada à bateria para a utilização nas funções de conforto durante a fase de paragem subsequente. Com o uso desta tecnologia eficiente e uma poderosa bateria AGM, maior economia de combustível pode ser alcançada e as emissões podem ser reduzidas ainda mais do que com sistemas simples start-stop. Para aumentar ainda mais a eficiência geral, em alguns veículos, o gerador, que normalmente funciona o tempo todo (e consome energia do motor), é desacoplado durante as fases de interferência. Portanto, toda a potência do motor está disponível para facilitar e o motor pode funcionar de forma especialmente eficiente.

Novas tecnologias de bateria de partida ampliam o alcance disponível, mas também tornam difícil para alguns funcionários da oficina encontrar uma bateria de restrição certa para o veículo. Nem sempre se pode presumir que a bateria já instalada no veículo é realmente a melhor tecnologia para o veículo – especialmente se a bateria já tiver sido substituída. Isso também dificulta a compreensão da escolha da bateria de substituição da oficina. Resumimos os pontos mais importantes para a decisão de quando um EFB ou um AGM é a melhor escolha para um veículo.

Baterias EFB – para carros compactos e médios com start-stop

As baterias EFB são um desenvolvimento adicional das baterias convencionais de chumbo-ácido. O material Polyvlies na superfície da placa positiva garante que o EFB tenha uma vida útil mais longa. As baterias EFB têm uma baixa resistência interna e caracterizam-se pelo dobro do número de ciclos de carga* em comparação com as baterias de arranque convencionais, bem como uma capacidade de carga elevada.

As baterias EFB são adequadas para a alimentação de carros:

  • com sistemas start-stop automáticos simples
  • sem start-stop, mas com requisitos de condução exigentes (por exemplo, no trânsito urbano),
  • sem start-stop, mas com amplo equipamento.

Se o veículo for fornecido originalmente com uma bateria EFB, uma bateria EFB também pode ser usada como substituição. Se o proprietário do carro exigir um desempenho ainda maior ou tiver um perfil de direção muito exigente com muito tráfego urbano, uma potente bateria AGM pode ser selecionada.

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Baterias AGM, para carros de gama média alta, SUVs e carros premium

As baterias AGM isentas de manutenção e à prova de fugas (“AGM” significa “Absorbent Glass Mat”, porque o eletrólito está ligado a um velo de vidro absorvente) são baterias potentes para sistemas automáticos de partida/paragem e apresentam excelentes características de partida um frio. Graças à estabilidade do ciclo de uma bateria AGM, um motor quente pode ser desligado e ligado várias vezes em intervalos curtos, sem o risco de dificuldades ao reiniciar. Eles também fornecem reservas suficientes para continuar a abastecer os consumidores elétricos durante as paradas frequentes e ainda garantem uma partida confiável. Para mais informações acesse: https://bhprotecaoveicular.com.br

Uma bateria AGM é uma unidade de armazenamento de energia ideal

  • para veículos com sistema automatic start-stop e  recuperação da energia de frenagem  (recuperação),
  • Para carros com equipamento premium e acessórios sofisticados.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Autom%C3%B3vel

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