As funções do Conselho Legislativo dos estados são apenas consultivas. Se algum projeto de lei for aprovado pela Assembleia Legislativa e enviado ao Conselho, e o Conselho se recusar a aprová-lo, a Assembleia tem o direito de reconsiderá-lo. A assembleia pode aprová-lo com ou sem as emendas propostas pelo Conselho, e novamente enviá-lo ao Conselho. Quando um projeto de lei aprovado pela Assembleia é enviado ao Conselho pela primeira vez, este pode retê-lo por três meses, mas no caso de ser enviado pela segunda vez e ficar no Conselho por apenas um mês, o projeto de lei é considerado como tendo sido aprovado.
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- Pode criar leis sobre qualquer assunto da Lista Estadual; também pode criar leis na Lista Concorrente desde que a lei não contradiga ou entre em conflito com qualquer lei já feita pelo Parlamento.
- A Assembleia afirma o controle sobre o Conselho de Ministros. Os deputados podem questionar os ministros, propor moções e resoluções, e também aprovar um voto de censura para destituir o governo estadual. O ministério do governo é coletivamente responsável perante a Assembleia Legislativa. Se o ministério for derrotado na Assembleia, equivale à aprovação de um voto de desconfiança contra o governo.
- A assembleia controla as finanças do Estado. Um projeto de lei de dinheiro pode surgir da Assembleia e é considerado aprovado pelo LC após um lapso de quatorze dias após a referência feita a ele pela. Poderia rejeitar ou aprovar as outorgas ou reduzir seu valor indicando rejeição ou aprovação do orçamento e, portanto, implicando vitória ou derrota do Governo do Estado. Portanto, nenhum imposto pode ser cobrado ou retirado sem o consentimento.
- A Assembleia tem poderes constituintes. Com referência ao artigo 368, alguns Projetos de Emenda Constitucional depois de aprovados pelo Parlamento seriam encaminhados aos Estados para o processo de ratificação. Nesses casos, o tem um papel a desempenhar. Deve pronunciar-se mediante deliberação por maioria simples indicando a aprovação ou reprovação do referido Projeto de Lei. Há uma disposição em que o presidente deve se referir à assembleia estadual de um estado antes de recomendar a introdução de um projeto de lei que diz respeito à alteração das linhas de fronteira do estado em questão ou sua reorganização de tal maneira que seu território seja aumentado ou diminuído.
Limitações aos poderes do Legislativo Estadual
- Certos tipos de projetos de lei não podem ser movidos na Assembleia Legislativa do Estado sem a prévia sanção do Presidente da Índia
- Certos Projetos de Lei aprovados pela Assembleia Legislativa não podem entrar em vigor até que recebam a aprovação do Presidente após terem sido reservados à sua consideração pelo Governador;
- A Constituição autoriza o Parlamento a elaborar leis sobre assuntos incluídos na Lista de Estados se o Conselho de Estados declarar que é necessário e conveniente para o interesse nacional que o Parlamento legislar sobre esses assuntos. Quer saber mais sobre estudos e cursos, acesse https://idealprepara.com.br.
- O Parlamento pode exercer o poder de fazer leis para todo ou qualquer parte do território da Índia com relação a qualquer um dos assuntos enumerados na Lista do Estado, enquanto uma Proclamação de Emergência estiver em vigor
- A competência legislativa do Parlamento também pode estender-se aos assuntos enumerados na Lista do Estado durante o funcionamento de uma proclamação da quebra da máquina Constitucional.
Procedimento Legislativo
A equipe idealprepara.com.br tem diversas informações em seu site sobre concurso público. O procedimento parlamentar seguido na Assembleia e no Conselho é o mesmo que no Parlamento.
- A Assembleia Legislativa do Estado deve se reunir pelo menos duas vezes por ano e o intervalo entre duas sessões não deve ser superior a seis meses.
- O Governador faz o discurso de abertura no início de uma nova sessão em que traça a política do Governo do Estado.
- Qualquer projeto de lei pode ser apresentado em qualquer Casa do Legislativo, exceto um Projeto de Lei de Dinheiro , que só pode ser apresentado na Assembleia. Tem que passar por três leituras, depois das quais vai ao Governador para seu parecer favorável. O Governador pode enviá-lo de volta para reconsideração, mas uma vez que seja aprovado novamente pelo Legislativo, ele não pode recusar seu parecer favorável.
- Ele pode reservar certos projetos de lei para a consideração do Presidente, que pode pedir-lhe para colocá-lo perante o Legislativo para reconsideração. Quando for aprovada novamente com ou sem emenda, ela vai para a consideração do Presidente.
- O Presidente não é obrigado a dar seu parecer favorável mesmo que o Projeto de Lei tenha sido analisado e aprovado pela segunda vez pela Assembleia Legislativa do Estado. Caso a Assembleia seja dissolvida antes de um projeto de lei ser aprovado, ou seja aprovado pela Assembleia, mas esteja pendente no Conselho, ele caduca.
- Mas no caso de Projetos de Lei que tenham sido devidamente aprovados pela Assembleia, se houver apenas uma Casa no Estado, e pela Assembleia e Conselho onde houver duas Casas, e estiver aguardando o parecer do Governador ou do Presidente, não não caduca.
- Um projeto de lei que tenha sido devolvido pelo Governador ou pelo Presidente para reconsideração pode ser considerado e aprovado pela Assembleia recém-constituída, mesmo que o Projeto de Lei tenha sido originalmente aprovado pela Câmara dissolvida. Confira aqui https://idealprepara.com.br/cursos_presenciais
Na Assembleia Legislativa
No decurso do seu trabalho na Câmara, os deputados normalmente:
- fazer declarações na importante Assembleia Legislativa sobre questões
- trocar ideias com outros MLAs
- fazer perguntas aos ministros do gabinete para garantir a responsabilidade
- exponha sua opinião sobre a legislação
- apresentar projetos de leis sobre questões importantes para a equitação ou o MLA
- de comitês permanentes que monitoram e governamentais assessores encarregados em áreas, participem como programas, desenvolvimento econômico ou operações de governança
- de problemas importantes criados para lidar com problemas
- do Caucus, no qual todos os membros são incluídos como iguais, independentemente de suas outras funções como ministros de participar, presidentes de gabinete ou presidentes de comitês
- apresentar petições do público na Câmara
- reunir-se com grupos que têm preocupações especiais ou interesse em áreas específicas
- converse com a mídia para ajudar a manter o público informação
- contato com os problemas para descobrir o que eles pensam sobre os problemas
- acompanhando os eventos lendo relatórios, reuniões e conferências e monitorando a mídia.
Fonte: https://idealprepara.com.br/noticias/concurso-assembleia-legislativa-mg