A terceirização estratégica se tornou uma prática comum para empresas de diversos portes no cenário empresarial nacional. Neste contexto, é essencial compreender os diferentes tipos de terceirização e como eles podem beneficiar as organizações brasileiras. Vamos explorar os principais tipos de terceirização, destacando exemplos de empresas nacionais que têm aproveitado essa estratégia para otimizar suas operações e alcançar o sucesso. Descubra como a terceirização pode otimizar seus processos e impulsionar o crescimento da sua empresa – clique agora no link para conhecer os serviços da Azul Service!
Explorando a Terceirização Estratégica
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A terceirização estratégica estabelece uma relação comercial de longo prazo e focada em resultados entre o Cliente e o Prestador de Serviços. Os serviços podem abranger desde um único processo de negócio até um ciclo completo de um ou mais processos. O objetivo é otimizar os processos produtivos e reduzir os custos associados às atividades-chave da empresa.
Em certos casos, esse acordo comercial é mais significativo do que manter o controle sobre os departamentos individuais ou preservar ativos e empregos não essenciais. O provedor de serviços assume a responsabilidade pelos recursos humanos, processos e tecnologias, bem como pelos resultados contratados pelo cliente. Essa responsabilidade pelos resultados diferencia a terceirização estratégica de serviços mais tradicionais e restritos, e da contratação de pessoal adicional.
Benefícios da Terceirização Estratégica
O objetivo de um projeto de terceirização é utilizar recursos externos para melhorar a eficiência e competitividade da empresa. Um projeto bem-sucedido constrói uma cadeia de valor, garantindo que todas as etapas dos processos de negócios internos sejam dotadas de recursos estrategicamente importantes.
É crucial formular uma posição estratégica para determinar a viabilidade da terceirização dos componentes individuais da cadeia de valor. A justificativa estratégica para tal projeto envolve a implementação dos cinco princípios de posicionamento estratégico, conforme definido por Michael Porter: competitividade de bens e serviços, imagem corporativa, oportunidades de vendas, características organizacionais e técnicas, e a situação financeira da empresa.