Você pode ter ouvido falar de um consultor de gestão antes – e talvez até mesmo amigos com o título. Eles podem falar sobre viagens, clientes, apresentações e planilhas, mas o que eles realmente fazem o dia todo? Como você conseguiu o papel em primeiro lugar? E, mais importante, um trabalho como este seria ideal para você?
Para descobrir, procuramos os especialistas: consultores do passado e do presente.
Durante qualquer empreendimento em sua abordagem ao trabalho , um consultor de gestão pode ser amplamente definido como um solucionador de problemas para algumas das estruturas organizacionais e de negócios mais complexas existentes. Alguém que trabalha em uma variedade de projetos – potencialmente orientado para a indústria. Quer mais dicas para consultor de gestão ? Entre em contato com https://www.azulservice.com.br/
Enquanto muitos consultores se concentram em uma área específica de especialização, os consultores de gerenciamento se concentram em ajudar a liderança de uma organização a melhorar o desempenho e as operações gerais. Os consultores de negócios geralmente trabalham com executivos no nível C-suite e trabalham em questões complexas.
Algumas empresas de consultoria se concentram em um único setor, como saúde, TI ou marketing, enquanto outras assumem ou se concentram em uma abordagem ampla Concentre-se em alguns tópicos de negócios, como engajamento de funcionários ou conformidade regulatória.
Então, o que eles fazem o dia todo?
Ser um consultor de gestão é como um canivete suíço cheio de soluções para trabalhar com um cliente. A maioria dos consultores trabalha apenas em alguns projetos por vez (e às vezes apenas em um único projeto, dependendo do tamanho do cliente) para que possam realmente se concentrar nas necessidades do cliente.
No início de um projeto A a maior parte do tempo é gasta para conhecer o negócio do cliente, o que inclui entrevistas e coleta de dados. Os consultores (dependendo de seu nível) também costumam ser responsáveis pela análise de dados, transformando os dados coletados em informações digeríveis que podem ser compartilhadas com a empresa. (Também conhecido como usar o Excel para montar planilhas e PowerPoint para desenvolver apresentações.)
E como você provavelmente adivinhou, grande parte do trabalho de consultoria envolve viajar para o local de um cliente. Para alguns consultores isso é necessário, para outros significa adotar um estilo de vida de rua de segunda a quinta. Porém, vale lembrar que empresas maiores geralmente exigem viagens semanais, enquanto empresas menores tendem a oferecer mais equilíbrio.
Mas pode tornar o dia longo. Embora você possa ter tempo para refeições com sua equipe ou com o cliente, não há muito tempo de inatividade quando estiver viajando. “As horas são longas, muitas vezes você chega antes do cliente chegar e fica depois que o cliente sai”. “Depois do jantar, você geralmente passa uma parte da noite trabalhando nas entregas”, acrescenta.
Que habilidades você precisa?
Ser um consultor requer habilidades únicas que equilibram habilidades analíticas e excelente comunicação. Grande parte do seu tempo como consultor é analisar dados e criar uma história e, por fim, recomendações para o cliente. Mas grande parte do projeto envolve entrevistar funcionários, apresentar informações a um grupo de executivos e convencer as principais partes interessadas de que suas recomendações têm mérito.
Muito disso é semelhante aos fundamentos da psicologia organizacional, ele Brad diz . Leva tempo para ouvir e entender os elementos da situação e decompô-la para torná-la compreensível para um grupo que está fazendo um acordo baseado em consenso para levar seus negócios adiante.
Isso significa um grande facilitador ter e habilidades auditivas. E construir relacionamentos também é importante – é muito mais fácil convencer um executivo sênior de suas recomendações se eles gostarem de você e confiarem no que você está dizendo.
Como faço para conseguir um trabalho de consultoria?
As empresas de consultoria geralmente contratam logo após a faculdade e a escola de negócios, portanto, pesquisar o tipo de empresa na qual você estaria interessado é um bom primeiro passo. Se você estiver de olho em uma grande empresa, consulte as escolas que normalmente a alimentam para começar a planejar as etapas necessárias.
Ou, se a empresa tende a contratar profissionais de carreira intermediária, você também pode ir para outros caminhos. Por exemplo, você já conhece o poder de se conectar com as pessoas certas! Você pode encontrar um graduado de sua escola que trabalhou na empresa de consultoria em que está interessado e escolher o que é necessário para hackear. Caso se interesse mais sobre consultoria, acesse https://www.azulservice.com.br/blog/
Brad também recomenda que você se familiarize com estudos de caso. Empresas de consultoria costumam usar um estudo de caso em suas entrevistas. As conquistas acadêmicas e uma personalidade flexível também o levarão longe.
O que faz um consultor de gestão no dia-a-dia?
Dependendo do andamento do projeto, existem cinco tipos principais de trabalho em que um consultor de gerenciamento trabalhará.
- Entenda o objetivo
Entender o que o cliente busca é fundamental para o sucesso do projeto de consultoria. Os consultores gastam uma quantidade significativa de tempo com a equipe de gerenciamento do cliente para alinhar o objetivo. Há também diversas discussões sobre os recursos que os consultores precisam, como acesso a informações financeiras e entrevistas com funcionários-chave. Os consultores geralmente também começam com uma hipótese sobre possíveis soluções e pensam nos dados certos de que precisam para testar suas teorias.
- Reúna dados e pesquisas
Os consultores de gerenciamento gastam muito tempo reunindo os dados certos para apoiar suas hipóteses. Isso pode incluir analisar os números financeiros internos de uma empresa, hospedar grupos focais com terceiros, analisar relatórios de pesquisa do setor, entrevistar funcionários da empresa e muito mais. Todo esse trabalho geralmente envolve arquivos enormes com grandes quantidades de dados brutos no Excel que precisam ser estruturados e compreendidos.
- Realize uma análise aprofundada
Com os dados em mãos, os consultores de gerenciamento se concentram em chegar ao insight que estão sendo pagos para desvendar. Os consultores geralmente organizam os dados no Excel e extraem as principais informações em tabelas e gráficos no PowerPoint. Essas visualizações geralmente ajudam a descobrir possíveis soluções para o caso, o que pode fazer com que o caso tome várias direções inesperadas. Também há muitas discussões dentro da equipe de consultoria sobre a interpretação correta dos dados.
- Reuniões com Clientes
Ao longo de um projeto, há muitas, muitas reuniões entre os consultores e o cliente. Essas reuniões nem sempre são com os executivos C-suite, mas apontam pessoas que o cliente indica para coordenar com a equipe de consultoria (geralmente VPs, Diretores e etc.). O que a maioria dos não consultores não sabe é que, no momento em que a entrega final é apresentada ao cliente, não deve haver grandes surpresas para o cliente. Os consultores fornecem atualizações constantes a cada poucos dias ou semanas para a pessoa responsável, que fornece feedback e orientação contínuos e atualiza seus superiores.
- Criando Entregáveis
PowerPoint e Excel são os melhores amigos de um consultor de gestão. Os consultores passam muitas horas certificando-se de que todos os detalhes sejam perfeitos e criando apresentações limpas e fáceis de entender, mas também perspicazes e poderosas. Uma grande parte do tempo de um consultor é dedicada à criação de produtos que são constantemente verificados por membros seniores da equipe de consultoria e também por membros juniores da equipe do cliente. Essas verificações resultam em revisões constantes até que a apresentação esteja pronta para ser entregue à alta administração do cliente.